Porque trocar os pneus do seu carro e quando?

Como o principal componente que o seu carro utiliza, os pneus são mais importantes do que pensamos. Conseguir um bom conjunto para a estrada ainda é apenas um bom começo, além de fazer o pagamento do IPVA Paraná

Algumas centenas de quilômetros depois, mesmo o melhor dos pneus começam a se desgastar gradualmente, afetando o desempenho e a segurança do carro. Muitas vezes os pneus são tanto o componente mais negligenciado quanto o mais importante de qualquer passeio. 

Como engrenagem final entre seu carro e a estrada, toda a força de sua aceleração, potência de frenagem e torque de giro deve ser transmitida através de seus pneus antes mesmo de mover seu carro um centímetro. Mesmo que você tenha o carro mais potente do mundo, isso não significa nada, a menos que você tenha os pneus adequados.

Razões pelas quais os pneus precisam ser substituídos

Razões pelas quais os pneus precisam ser substituídos

É claro que há muitos fatores que poderiam levar ao envelhecimento. Mas o que aumenta o desgaste dos pneus?

  1. Estilo de condução: girar as rodas na aceleração, ou bloqueá-las quando a frenagem aumenta o desgaste.
  2. Ruas ruins
  3. Alinhamento: O alinhamento errado levará ao desgaste rápido e desigual dos pneus.
  4. Velocidade: A condução em alta velocidade aumenta a temperatura e o desgaste (verifique seu índice de velocidade)
  5. Posição: Os carros com tração dianteira normalmente apresentam um maior grau de desgaste nos pneus dianteiros
  6. Carga: O excesso de carga submetido aos carros aumenta o desgaste (verifique seu índice de carga)
  7. Pressão: Manter a pressão correta de enchimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para cuidar de seus pneus. Tanto abaixo como acima da pressão de ar pode aumentar o desgaste

O básico para a substituição de pneus

A principal diretriz para substituir seus pneus é a profundidade de banda de rodagem. Além da profundidade do piso, você quer considerar a idade de seus pneus ao verificar se os pneus estão em boas condições de rodagem. Aqui estão as diretrizes básicas para a verificação de seus pneus.

Por lei, para ser considerado em boas condições para estrada no Brasil, a profundidade do piso do seu pneu deve ser de pelo menos 1,6mm.

Quanto tempo duram os pneus em anos e qual é a vida útil do pneu do carro? Para tornar isto mais fácil, muitos pneus apresentam indicadores de desgaste do piso (pequenas barras nas ranhuras do pneu, com exatamente 1,6mm). Uma vez que o indicador de desgaste do piso esteja nivelado com seu piso, é hora de substituir seus pneus.

Se seus pneus têm mais de 5 anos de idade, eles devem ser verificados uma vez por ano.

Se seus pneus têm mais de 10 anos de idade, eles devem ser substituídos imediatamente.

Mesmo que ainda tenham banda de rodagem, a borracha se deteriora e racha com a idade, por isso é melhor simplesmente substituí-los.

Dica: Os pneus são melhor substituídos em conjuntos completos. Desta forma, não há desgaste desigual entre os pneus, e seu carro funciona mais suavemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *