Inep Enem: Como Funciona Essa Seleção? Veja aqui!

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como Inep, é uma entidade federal à qual está ligada ao Ministério da Educação (MEC), responsável, principalmente, pela elaboração de ações que envolvem o Enem. O Inep é responsável não somente pelo Enem, como também por outros tipos de avaliações que buscam melhorar a qualidade da educação no Brasil, como por exemplo, o Enceja e o Enade.

O Exame Nacional do Ensino Médio, também chamado de Enem, foi criado no ano de 1998 com o objetivo de servir como uma avaliação do Ensino Médio dos estudantes brasileiros. Em 2009, o exame foi completamente reformulado e acabou ganhando maior notoriedade, servindo como porta de entrada para milhões de brasileiros ingressarem de maneira gratuita em universidades, sejam elas públicas ou privadas.

O que é o Inep?

O Inep é uma autarquia federal criada em 1938 a qual, atualmente tem como objetivo principal realizar alguns estudos, pesquisas e avaliações referentes ao todo o sistema educacional brasileiro.

Como acessar o site do Inep

Assim como todo bom órgão federal, principalmente um educacional tão importante quanto esse, o Inep também possui um site que fica à disposição de todos que tenham interesse em acessá-lo. Para acessar o site do Inep não há erros, sendo necessário apenas:

  • Buscar na barra de pesquisa por inep.gov.br;
  • Selecionar a opção “Inep acesse o portal”.

Quais são os conteúdos oferecidos no site do Inep?

Por ser uma autarquia educacional responsável por diversos programas de avaliação da educação no país, o Inep conta com muitos conteúdos disponíveis em seu site. Nele, você encontra informações referentes aos exames realizados pela entidade, como o Enem, matérias jornalísticas sobre a educação ao redor do país e muito mais.

Confira agora, uma lista com todos os conteúdos os quais você pode encontrar acessando o site do Inep:

  • Você pode encontrar informações institucionais, como todos os programas que são ofertados pelo Inep, a participação social da entidade, as auditorias realizadas por ela, as receitas e despesas e licitações e contratos;
  • Além disso, é possível encontrar também informações relacionadas à história do Inep e a sua atuação;
  • No site, você também consegue acessar às notícias sobre a educação em nosso país, indo desde a Educação Básica até a Educação Superior;
  • As principais informações encontradas no site do Inep são referentes aos seus programas, como o Enade e o Enem, por exemplo;
  • É nele em que você encontra todas as informações necessárias sobre o Enem, como gabarito, caderno de provas, cadastro, página do participante e muito, muito mais.

O que é a página do participante do Inep?

A página do participante do Inep é destinado à todos aqueles usuários que já realizaram alguma vez na vida o Enem ou, até mesmo, que irão realizar esta prova e estão atrás de mais conteúdo e informações referentes ao exame. Lá você pode realizar o seu login e saber mais informações sobre a edição atual ou edições passadas do Enem. Saiba como logar:

  • Primeiramente, você acessa o site enem.inep.gov.br/participante/#!/ ;
  • Depois disso, você responde a pergunta da Nanda, à qual ela manda selecionar um objeto em questão presente na tela;
  • Após, é necessário que você digite o seu CPF;
  • Após isso, ela vai pedir a sua senha de inscrição do Enem;
  • Caso você não tenha, é só aguardar o período de inscrições do Enem para, então, acessar a página;
  • Caso tenha, basta digitar a senha e pronto.

Como se inscrever

Definitivamente não há segredos para se inscrever no Enem, é algo simples e fácil o qual exige apenas de um celular ou um computador com acesso à internet. Saiba agora como se inscrever:

  • Primeiro, você acessa a página do participante do Enem;
  • Depois, na página inicial do site, vá em “inscrição”;
  • Preencha o formulário com o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Agora, preencha outro formulário com as seguintes informações: CPF, nome completo, raça, sexo, estado civil, carteira de identidade, nacionalidade, etnia e data de nascimento, assim como o seu endereço residencial, nome da rua, bairro, cidade e estado;
  • Crie uma senha que tenha no mínimo seis caracteres, a qual será usada para conferir o resultado da prova futuramente;
  • Em “recursos”, você afirma se precisa ou não de um atendimento especializado devido À determinadas condições – as quais você precisa comprovar por meio de um código CID e com o envio de um laudo médico;
  • Em “língua estrangeira” você opta por realizar questões de inglês ou espanhol em sua prova do Enem e, também, seleciona a cidade na qual você fará o exame;
  • Depois, informe alguns dados sobre a conclusão do seu Ensino Médio. Caso ela seja no ano em que você fará a prova, informe a unidade federativa, a cidade, o nome da escola ou, até mesmo, o código da instituição na qual você estuda;
  • Por último, responda um questionário sobre a situação socioeconômica de sua família.

Existe uma taxa para a realização do Enem, a qual foi de R$ 85 em 2019. De qualquer forma, você pode pedir pela isenção desta taxa, ao comprovar que possui ou que concluiu o Ensino Médio no ano de 2018.

Como consultar o resultado do Enem?

O resultado do Enem é divulgado geralmente no mês de janeiro, e pode ser acessado através da página do participante. Para acessar esta página e conferir o resultado, é necessário apenas:

Basta seguir todos estes passos para se inscrever para o Enem ou acessar todas as informações referentes a este Exame. Muito obrigado por visitar o site e ler este artigo até aqui, tenha uma boa sorte no Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *