Consultar valor IPVA 2021 Ceará

Todos os anos existem uma série de impostos obrigatórios que devem ser pagos pelo contribuinte. Para os donos de veículos, essa lista de impostos é ainda maior; e o IPVA é um desses impostos importantíssimos. Você sabe o que é o IPVA? Quer saber como Consultar valor IPVA 2021 Ceará?

O que é o IPVA?

Cobrado anualmente pelos governos estaduais no Brasil, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto para proprietários de veículos. Veio para substituir o antigo TRU (Taxa Rodoviária Única) em 1986, que era relacionado a gastos do sistema de transportes, como em melhorias em estradas e ruas. O IPVA, diferentemente do TRE, tem sua arrecadação dividida entre o Estado, Município e o Governo Federal. As verbas são aplicadas conforme a necessidade, em diferentes áreas, seja segurança, educação, mobilidade, saúde, etc.

É calculada uma quantia sobre o valor venal do veículo (preço médio de mercado) utilizando como referência a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e sobre ea é feita a cobrança do tributo. Os valores variam de 0,5% a 4,5%, dependendo do tipo de automóvel, e as porcentagens variam de estado para estado.

Consultar valor do IPVA 

Para consultar o valor e a data do pagamento do IPVA no Ceará, você deve acessar o site do Detran CE através do link: https://www.detran.ce.gov.br/

No site, deve clicar no item “Serviços” na barra branca.

Após isso, clique em “Emissão IPVA”, na barra lateral azul do site.

Na sequência deverá preencher informações como placa do veículo, o número do chassi ou Renavam e digitar a sequência de imagem que aparece na tela.

Dessa forma você poderá consultar as informações necessárias para o pagamento do IPVA, como a tabela com as datas para o pagamento, o valor e os procedimentos necessários para efetuar o pagamento.

 

IPVA atrasado

Mesmo que não seja considerado uma infração em sí, o não pagamento do IPVA pode causar varios transtornos. Existe uma multa que se soma aos juros sobre o valor do imposto a ser cobrada caso o pagamento não seja pago no período certo. Os valores, da multa e dos juros, variam de acordo com o atraso do pagamento pelo responsável, e não gera pontos no CNH.

Porém, mesmo que o pagamento em sí não seja uma infração, ele impede o licenciamento do veículo, o que pode causar muita dor de cabeça. Se for barrado em uma blitz com o licenciamento em atraso, vencido, o veículo pode ser apreendido pela polícia até que a situação seja regularizada. A multa para quem for pego nessa situação é de R$293,47, somados a 7 pontos na carteira de habilitação, além de custos operacionais, juros, entre outros.

Fique atento a data do pagamento do IPVA no site do Detran CE, para você que é morador do estado do Ceará, para não correr esse risco e poder quitar logo seu IPVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *